Guia de viagem Istambul
Istambul é uma cidade vibrante e cheia de energia com uma rica herança cultural, sendo considerada por muitos a capital mais tradicional do mundo. No entanto, Istambul é uma das cidades mais antigas do mundo e a capital da Turquia há mais de quatro séculos. Uma das melhores coisas sobre Istambul é que não importa quais sejam seus interesses, haverá algo para você fazer ou ver aqui.
Atualmente os visitantes podem apreciar a arquitetura otomana em toda a sua glória, e coisas como relíquias antigas a cada esquina. Além disso, Istambul oferece mais do que apenas valor histórico, pois é também um lugar cosmopolita com comodidades modernas que a tornam popular entre os turistas.
O que torna Istambul diferente?
A capital turca é um dos destinos mais populares da Europa, e não é difícil perceber o porquê, pois há muitas coisas diferentes para se fazer na cidade. Esta cidade fascinante pode proporcionar uma variedade enorme de passeios e atividades, que tornarão a sua estadia inesquecível.
A cidade tem uma localização geográfica única, que lhe permite ter muito comércio com a Europa e a Ásia. O Bósforo é a via navegável natural de Istambul que a liga a ambos os mundos, bem como ao Mar Negro, mais a leste em sua costa norte. Consequentemente, Istambul tornou-se um importante porto comercial para muitas corporações internacionais de todo o mundo nos últimos anos.
Quais pontos turísticos visitar?
Istambul tem muitos locais impressionantes, de palácios e mesquitas otomanos, a igrejas bizantinas e arranha-céus modernos. Ao viajar, você nunca ficará entediado na cidade, pois há muitas coisas a se fazer explorando suas ruas e sua culinária local, que por sinal é considerada uma das mais diversificadas do mundo.
Veja mais sobre alguns dos principais pontos turísticos de Istambul:
1. Hagia Sophia
Hagia Sophia, traduzida como “A Igreja da Santa Sabedoria”, é uma antiga basílica patriarcal ortodoxa, mas atualmente serve de museu em Istambul.
2. Palácio Topkapi
O Palácio de Topkapi é uma das atrações turísticas mais populares de Istambul, e se tornou popular logo após ser citado em um romance popular. O palácio é tradicional pois é o lar dos sultões otomanos e suas famílias há mais de 400 anos.
3. Mesquita Azul
A Mesquita Azul, também conhecida como Mesquita do Sultão Ahmed, é uma das mais belas joias arquitetônicas de Istambul. No entanto, a mesquita foi construída como uma igreja cristã ortodoxa grega entre 532-537 dC, por ordem do imperador Justiniano I e se tornou um destino popular para os visitantes ao longo do tempo.
4. Cisterna da Basílica
A Cisterna da Basílica é um dos pontos turísticos mais populares de Istambul, e foi construída no século VI durante a era bizantina. No entanto, a cisterna é composta por 336 grandes colunas de mármore esculpido, que só foram reveladas quando foram limpas durante sua restauração.
5. Grande Bazar
O Grande Bazar existe há mais de quatro séculos, e abriga alguns dos comerciantes mais antigos de Istambul. Além disso, o local também possui uma sessão histórica, onde você pode encontrar itens da época otomana e anteriores.
Onde se hospedar em Istambul?
Istambul é a capital cultural da Turquia e oferece diversas opções de hospedagem para seus turistas, A cidade abriga um ambiente tradicional e calmo combinado com hotéis de luxo que tornam a cidade confortável para os turistas e historicamente significativa, pois já foi o centro dos impérios bizantino e otomano.
Veja a seguir, algumas das melhores regiões para se hospedar em Istambul:
1. Gálata
Galata desenvolveu uma cultura, arquitetura e identidade únicas durante a era bizantina. O distrito floresceu enquanto servia como o principal porto de Istambul até os dias atuais, quando se tornou um destino turístico popular com suas ruas estreitas de paralelepípedos alinhadas com edifícios históricos e pequenos cafés envoltos em fumaça de cigarro.
Os turistas têm fácil acesso a muitos marcos históricos, como a Igreja de São Miguel de Gálata, a Torre Gálata e a Casa Gálata Mevlevi, que se tornou um museu logo após ser transformada.
2. Sultanahmet
Sultanahmet é um bairro icônico em Istambul que tem uma rica história e cultura, pois a região foi o anfitrião de muitos monumentos antigos e estilos de vida tradicionais turcos. Os hóspedes são frequentemente atraídos pela área graças à sua proximidade a outros locais notáveis, incluindo Hagia Sophia, Mesquita Azul, Palácio de Topkapi e Hipódromo.
Um lugar popular para os viajantes se hospedarem nas proximidades é o Four Seasons Sultanahmet. Este hotel está localizado em uma das áreas mais notáveis de Istambul, pois dá acesso a atrações como Hagia Sophia e Mesquita Azul. O edifício oferece uma sensação de boutique de luxo com vista para o majestoso Estreito de Bósforo.
3. Balat
Balat é considerado o bairro mais conhecido da cidade, mas o bairro já foi conhecido como o “ponto úmido” por conta do rio das marés que entrava e saía de Istambul, o que tornava a terra pantanosa. O distrito de balat está localizado entre duas áreas principais, Fatih e Beyoglu. Atualmente, a região se encontra completamente transformada em uma cidade moderna e brilhante e um centro de arte e cultura.
O nome “balat”, é uma palavra turca que significa “barriga”, pois se refere ao fato de que a cidade já esteve dentro dos muros da cidade de Teodósio, que construiu Constantinopla e depois mudou sua capital para um novo local. A área faz parte de Istambul desde que foi colonizada pela primeira vez em 789 dC.
4. Eminönü
Eminonu é um dos bairros mais populares e tradicionais de Istambul, pois faz parte da cidade há séculos. A Mesquita do Sultão Ahmed e Yeni Camii estão entre alguns de seus edifícios mais famosos. Além disso, a região oferece uma experiência cultural única com sua arquitetura que remonta a séculos, suas ruas animadas e seu charme do velho mundo.
O charme de Eminonu é o que o torna um destino tão atraente para os turistas. Além disso as ruas de paralelepípedos do bairro estão repletas de lojas que vendem produtos tradicionais turcos, restaurantes que servem cozinha local, cafés que servem café turco tradicional e galerias de arte exibindo pinturas de várias épocas.
5. Besiktas
Besiktas foi construído às margens de um dos assentamentos mais antigos de Istambul, Kocamustafapaşa, que passou por muitas transformações ao longo dos séculos. O distrito é conhecido por vários nomes desde a antiguidade, em 677 a.C foi chamado de Calcedônia e quando Bizâncio estava sob o domínio romano se tornou Scopolis.
O bairro é foco de escavações arqueológicas desde o século XIX, e seu nome “Besiktas” vem de “Besektaş”, que significa “castelos gêmeos”. No coração do distrito de Besiktas, possui um aglomerado de arquitetura otomana e alguns dos melhores cafés e restaurantes da cidade. Besiktas é um destino turístico popular devido à sua agitada vida noturna e cafés legais.